quarta-feira, 20 de abril de 2011

Algumas observações sobre profissionais de sucesso


Existe uma antiga expressão que diz: “quem dá um passo maior do que a perna certamente vai cair”. Isso se aplica na vida pessoal e profissional de todas as pessoas.

Devemos nos esforçar e dedicar para cada fase e etapa de nossa vida. O nosso sucesso depende única e exclusivamente de nós.

Em geral (existem algumas exceções, claro), as pessoas de sucesso têm uma grande trajetória, não surgiram do nada. Isso deve ser valorizado e reconhecido.

Para que possamos dar o real valor às pessoas, deveríamos olhar primeiramente para nós. Às vezes nos escondemos atrás dos erros dos outros sendo que comentemos erros e equívocos iguais ou piores. Devemos observar também os NOSSOS erros e acertos, nesta ordem.

Veja como não temos a prática de fazer isso. Liste suas qualidades de um lado e seus defeitos do outro. Você irá perceber que sente grande dificuldade de enxergar seus defeitos.

Agora escolha uma pessoa próxima a você e faça a mesma lista. Neste caso, os defeitos irão superar as qualidades.

No mundo profissional, as coisas funcionam da mesma foram. O que prejudica grande parte dos profissionais é o interesse em se preocupar em cuidar da vida do próximo, se esquecendo da sua. Isso prejudica e atrapalha a organização e o próprio empregado.

Um bom empregado e/ou candidato devem ter: foco, disciplina, educação, respeito, ser pró-ativo, estar sempre com uma boa e atualizada rede de contatos (networking), entre outras.

O mercado está para todos, só depende de você. E se tudo parece estar dando errado, pare, respire fundo e comece novamente.


Lembre-se: enxergar seus erros e corrigi-los é saudável e construtivo!


 

terça-feira, 19 de abril de 2011


É comum ouvirmos em telejornais e outros que o mercado de trabalho está cheio de vagas, ou então que está “chovendo” oportunidades de emprego!

Ok, porém muita gente não consegue uma “gota dessa chuva”. Ouvem-se muitas reclamações de falta de emprego, baixa remuneração, entre outros. É uma situação cômica não?! Existe um grande número de vagas de emprego versus um grande índice de desemprego.

O que muitas empresas alegam é a falta de experiência das pessoas. Mas vejamos por outro ângulo, se ninguém nunca der uma oportunidade ao candidato, como o mesmo vai obter experiência?

No “mundo pós-universidade” as coisas pioram um pouco mais. Conheço empregadores que, ao examinarem um currículo e verificarem um curso superior pensam: “esse candidato vai querer um salário alto”. É claro que, quem estudou e se dedicou para uma graduação,  não vai aceitar qualquer remuneração. Mais no meu ponto de vista isso se torna um pré-conceito. Em primeiro lugar, a empresa deve selecionar seus profissionais pelo perfil, independente de graduação e/ou titulação, claro que isso importa (em alguns casos), porém não é o único ponto a ser explorado.

Em contrapartida, existem pessoas que querem alcançar bons empregos e salários e não se esforçam para tal. Não existe estudo, foco, disciplina, responsabilidade.

É preciso esforço e dedicação para conseguir um bom emprego. Não espere que a vaga bata à sua porta, pois isso dificilmente irá acontecer.

No dia 17 de fevereiro de 2011, o Jornal Nacional abordou o assunto da falta de qualificação. Uma reportagem muito interessante, que pode ser lida na integra CLICANDO AQUI.